http://vinhoegastronomia.com.br/userfiles/79d6a0881eb45821a8de4bfe6d0b433e.jpg


Promoções

O Conteúdo dessa página requred uma versão mais recente de Flash Player.

Get Adobe Flash player









Enoblogs - blogs unidos pelo vinho

Pasta de grano duro, viva a diferença!

Por Silvia Cintra Franco

 

Tudo o que você vê, eu devo à pasta”, costuma dizer a carismática e sempre bela Sophia Loren.

 

Sophia Loren é uma das muitas celebridades que frequenta a Pasta di Gragnano, uma pasta seca de sêmola de grano duro da cidade de Gragnano.

 

Gragnano, perto de Nápolis, é a cidade da pasta há 500 anos, toda ela voltada para a produção de massas de elaboração artesanal, trabalhadas em formas de bronze, secagem longa e delicada em baixa temperatura, feitas com sêmola de grano duro de primeira extração e água limpa do Monte Lattari como segundo ingrediente base. E atualmente, assim como a Champagne, não se pode mais usar o nome Gragnano a menos que a massa venha de lá.

 

Por que de grano duro?

 A sêmola é um derivado da parte mais nobre do trigo. Portanto, uma pasta feita de grano duro traz muitas proteínas e cereais, não é só carboidrato sem valor nutricional.

 

Esteve recentemente no país Ciro Moccia, terceira geração da família due faz a Pasta di Gragnano, a convite de Casa Flora e Porto a Porto.

 

E veio com uma novidade : a caccavella, a pasta com o maior formato do mundo: 11 cm x 12 cm de envergadura! E dá-lhe outro tanto de sabor!

 

E para que a rugosidade?

 

Todas as massas da Pasta di Gragnano passam por uma forma de bronze que provoca ranhuras na superfície da pasta.  Graças a essa rugosidade e ranhuras provocadas pela forma de bronze, as massas da La Fabbrica della Pasta di Granognano absorvem bem o molho assim como também dão sabor ao sugo.

 
Segundo Ciro Moccia, a pasta artesanal é especial, porque elaborada sem estresse, lentamente com sêmola de grano duro de grande qualidade e empastada muito lentamente.

 
Para a pasta ser boa, ao dente e saborosa deve ser produzida apenas com grano duro que é ótima proteína e glúten. Se a pasta não é de sêmola de grano duro no momento em que se põe o ovo ela cede.

 
Em Gragnano somente se faz pasta seca e de grano duro, porque assim se faz há 500 anos e com uma qualidade única no mundo.

 

Confira, pois efetivamente o molho cresce com a pasta!

 

Serviço

La Fabbrica della Pasta di Granognano

Importação Porto a Porto e Casa Flora


 

 





Sobre o vinho e gastronomia Anúncie Segurança e Privacidade Trabalhe na V&G Comunicar Erros Redes Sociais Fale Conosco